Se você chegou aqui provavelmente sua empresa é familiar e você não sabe como fazer a sucessão de forma eficiente, sem perder seus princípios e valores.
Para que essa sucessão aconteça de forma correta é preciso um plano de desenvolvimento em que o herdeiro receba a qualificação e apoio, a fim de, gradativamente, assumir o comando da empresa.
Reunimos 4 dicas valiosas para você passar o bastão para quem será o líder da sua empresa no futuro, sem perder a essência da sua empresa.
1. Faça o planejamento de sucessão com antecedência:
O processo de sucessão da empresa pode acontecer por várias razões ou circunstâncias da vida, como falecimento do atual líder, sequelas de acidentes, doenças ou aposentadoria. O planejamento ideal para o herdeiro está preparado para essa sucessão, assim, quando for assumir o cargo, vai estar preparado e alinhado com a missão e a visão da empresa.
Mas, se esse processo não tiver um planejamento com antecedência pode gerar instabilidade para sua empresa, tendo diversos riscos para a estabilidade da mesma.
2. Invista na capacitação do seu sucessor:
Para assumir um cargo tão alto e importante de uma empresa é necessário estar preparado e capacitado para assumir essa função desenvolvendo os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessários para liderar o negócio da família.
Geralmente, as empresas familiares têm uma cultura conservadora e centrada na figura do dono. Assim, se você não tiver um conhecimento externo, dificilmente conseguirá promover as mudanças necessárias para adaptar o negócio ao mundo de hoje, por isso a capacitação tem que ser algo imprescindível para a realização eficiente da sucessão.
3. Realize projetos antes de assumir o cargo
É de extrema importância o sucessor realizar projetos dentro da empresa familiar antes de assumir a diretoria, podendo ajudar a reduzir custos, mudar as práticas de treinamento, melhorar o atendimento ao cliente, entre outras ações. Isso será importante para basear a liderança do sucessor no respeito e não na hierarquia.
Não adianta ter o conhecimento sobre a função se o sucessor não tem uma imersão dentro da própria empresa, por isso é importante conhecer e vivenciar todos os setores da empresa, assim o herdeiro ficará mais maduro para assumir o cargo. Essa vivência será determinante para oferecer a experiência e a prática profissional, desenvolvendo principalmente o lado comportamental.
4. Você não está só.
Não caminhe só nesse processo, tenha uma equipe de consultores especializados para te ajudar a gerir e criar estratégias eficientes e assertivas para a sua empresa.
A troca de experiências com quem já viveu este desafio pode ajudar bastante o seu processo de sucessão. Contar com a ajuda de profissionais de diversas áreas da gestão irá ajudar a evitar erros desnecessários, aprimorar o processo de transição e trazer um resultado mais consistente para o negócio da família.
Com as dicas apresentadas, você tem plenas condições de concretizar a sucessão familiar e colocar a empresa no rumo certo. Logo, não deixe de buscar a qualificação necessária e de realizar todos os preparativos para não ser pego de surpresa.
Este artigo foi útil para você? Então, compartilhe com sua rede para que possam aprender e debater junto conosco.
Amei