Ao abrir um negócio é preciso compreender um ponto importante: não há como fugir do entendimento da parte técnica e administrativa. Capital de giro, gestão de fluxo de caixa e um plano de negócio estratégico são temas que fazem parte do dia a dia de qualquer empresa e sempre virão à tona na hora de tomar diferentes decisões.
Basta entregar essa tarefa a um especialista contratado? É uma alternativa. No entanto, é importante que todos os processos, por mais técnicos e burocráticos, possam contar com o conhecimento e análise crítica do gestor.
Somente com conhecimento razoável sobre a parte administrativa e técnica é possível antever falhas, criar estratégias e entrar com medidas preventivas. É claro que o empresário não tem a obrigação de fazer tudo sozinho, nem é viável, mas o direcionamento prévio o ajuda na detecção e prevenção de problemas que podem comprometer o negócio no futuro, além de direcionar para o crescimento gradativo, mesmo em tempos de recessão econômica.
Considerar que é provável ter momentos bons e ruins. E, tendo a ajuda do consultor, a empresa poderá ter mais segurança para enfrentar os momentos de crise.
Vamos falar mais a seguir.
De acordo com um estudo internacional da Allianz Global Corporate e Speciality as principais falhas na gestão das empresas brasileiras são:
Negócios afetados pela cadeia de abastecimento: os danos materiais como inundações, incêndios, a falta de um plano alternativo em casos de racionamento de água e outros fatores, são as principais ameaças para empresas no Brasil;
Ausência de planejamento e programas de controle econômico: a deflação (redução de preços) e inflação (aumento) afeta o poder de compra do consumidor, logo os pequenos negócios são os mais atingidos. A dica aqui é avaliar o comportamento do consumidor e oferecer opções que possam atender às suas preferências e necessidades diante desse cenário;
Negócios sem segmentação: com um mercado vasto, é inviável tentar atender e agradar a todos. É comum empresas focarem na abrangência do público que pode atingir no lugar de atender a um grupo específico. Focar no comportamento do consumidor e nas suas necessidades específicas é o caminho para a empresa avançar na competitividade.
Tendências de mercado: as tendências são positivas para o avanço de qualquer negócio, por outro lado, pode ser motivo de crise caso a sua empresa não saiba lidar com as constantes mudanças que podem atingir o interesse do consumidor. As empresas que costumam avançar nesse quesito são aquelas que possuem proximidade com o seu público e estão atentas às suas reais necessidades. Focar na experiência do cliente é um diferencial para os negócios que não desejam perder visibilidade frente às constantes mudanças.
A consultoria empresarial antes da crise orienta na criação de um plano de continuidade e estratégias com foco em possíveis mudanças de mercado, economia, segurança e tecnologia, além de questões regionais que possam impactar o cliente e o negócio. Por meio de uma análise criteriosa sobre os possíveis fatores serão traçadas medidas preventivas para cada situação com o propósito de direcionar os sócios, setor jurídico e comercial, caso uma dessas situações venham à tona.
Busque auxílio para enfrentar com segurança os desafios inerentes a qualquer empreendimento, conte com apoio da consultoria empresarial para auxiliar nessa tarefa.
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