Texto por Hugo Anselmo
Inovar é algo que deve estar sempre presente nos planos das empresas. Seja por um movimento interno ou uma situação externa, as empresas precisam sempre se reinventar. O momento atual aparenta deixar essa necessidade como questão de vida ou morte. Mas, na verdade, sempre foi assim!
O problema é que muitas empresas pensam seus negócios apenas com aquilo que elas fazem, um tipo de produto ou um serviço específico. Não inovar ou fazer tudo como sempre foi feito antes não vai garantir a perpetuidade do seu negócio. Não há escolha. É preciso inovar!
A pergunta que muitos se fazem é: o que fazer de inovador no meu negócio?
Gostaria de ajudar a responder com outra pergunta: qual o propósito do seu negócio?
Responder a esta pergunta faz com que o foco da sua empresa não fique no O QUE você faz, mas POR QUE sua empresa existe. Isso abre um leque de possibilidades de inovação e faz toda a diferença.
Esta é a idea do Golden Circle proposta pelo professor Simon Sinek e que tem feito cada vez mais sentido. Simplesmente você deve pensar seu negócio da seguinte forma:
1. Why: Por que seu negócio Existe?
Defina claramente um propósito. Este propósito mudou com a crise ou as pessoas ainda precisam que deste propósito? Se sim, você continua tendo possibilidades de inovar!
2. How: Como você faz?
O seu jeito de atingir seu propósito é único? Que elementos ele tem que nenhum outro tem? Essas perguntas te ajudam a se diferenciar e traçar o perfil da sua empresa.
3. What: O que você faz?
Agora sim você pode pensar em será oferecido ao mercado. E os caminhos podem ser muitos! Que produtos ou serviços você pode oferecer para atingir o seu propósito de um jeito que só você faz?
O propósito vem antes de pensar o produto!
O propósito é um dos pilares fundamentais da inovação!
Muitas empresas nascem (e por muito tempo vivem) pensando apenas no que fazem. O Muitos poderia dizer que o Google era uma empresa de busca na internet. Ou mesmo dizer que a Apple era uma empresa de computadores. Isso não lhe parece limitante?
Sim. Porque, na verdade, estamos pensando apenas no O que (What) a empresa faz.
Quando pensamos no Propósito (Why) um mundo de possibilidades de abre. Se o propósito do Google for facilitar sua vida por meio das informações que ele lhe passa, isso pode acontecer por meio de site de busca, mas também por meio app de mapas, plataforma de vídeos, buscador de fotos e muito mais. Quando a Apple assume o propósito de transformar o mundo por meio da tecnologia, ela não se limita apenas a computadores. Ela pode fazer smartphones, dispositivos de áudio, softwares, relógio etc.
A inovação tem muito mais espaço quando a empresa foca no Propósito e não nos produtos que tem. Ela pode ir além!
Sua empresa tem um propósito? Ele está claro para seus stakeholders?
Defina seu Why e mergulhe num mar de possibilidades para inovar.
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