Algumas empresas têm seus esforços voltados totalmente para a captação de novos negócios, mas a fidelização desses clientes é tão importante quanto atraí-los. Quando uma empresa fideliza um cliente, há chances de que este sinta-se à vontade para fazer indicações espontâneas da marca. Assim, isso gera, automaticamente, os tão sonhados novos negócios de forma natural. Por isso, usar o e-mail marketing para fidelizar clientes é uma boa prática para quem tem seu foco em melhorar o relacionamento e qualificar seu público-alvo.
A Baex separou algumas dicas de como melhorar a performance de vendas do seu negócio através da fidelização de clientes via e-mail marketing, então leia nosso post até o fim!
1 - Seja bastante transparente:
Ninguém gosta de ter a sua caixa de e-mails lotada por e-mails de publicidade, certo? Portanto, seja transparente ao enviar e-mails para seu cliente. Algumas práticas de transparência são:
explique que ele está recebendo o e-mail por ter realizado um cadastro/compra;
peça autorização para continuar enviando e-mails;
Estimule a quantidade/frequência de e-mails que ele receberá.
Se ele aceitar continuar em sua lista, com certeza está interessado no conteúdo que seu negócio tem a agregar. Essa transparência qualifica os leads e aumenta a confiabilidade do relacionamento empresa x cliente.
2 - Ajude seu cliente:
Uma das maneiras de usar o e-mail marketing para fidelizar clientes com certeza é oferecer ajuda. Seja porque o cliente não finalizou uma compra ou porque está no meio do funil e precisa de mais conteúdos para tomar a decisão de compras, ajude-o.
Um e-mail simples oferecendo um voucher de frete grátis ou um e-book de conteúdo gratuito pode fazer toda a diferença , e der dicas que vai ajudá-lo no seu dia a dia.
3 - Peça a opinião do cliente:
Uma relação bilateral exige que a pessoa saiba ouvir, e no relacionamento com o cliente o raciocínio é o mesmo. Prepare um e-mail de pós-venda e envie ao cliente pedindo um feedback sobre a compra.
Abra espaço, ouça, aplique e agradeça aos clientes, assim eles sentirão que fazem parte da evolução e melhoria do seu negócio.
4 - Quem não é visto não é lembrado:
Uma das maiores vantagens em usar o e-mail marketing para fidelizar clientes é a troca de experiências. Enviar um e-mail por mês e querer que o cliente conte com a sua empresa quando precisar pode se tornar motivo de frustração.
A estruturação de um cronograma com dia e horário estipulados para disparo semanal é essencial nesse processo de criar relacionamento. Assim, a empresa garante que vai continuar sendo vista e lembrada pelo seu cliente, e ele também sentirá que pode contar com a marca sempre que precisar.
5 - Não foque totalmente em vender:
Algumas empresas pecam ao enviar campanhas promocionais para seus clientes toda semana. Por isso, quando falamos sobre a recorrência de e-mails, isso não significa oferecer produtos/serviços de forma repetida e mecânica.
Esse pode ser, inclusive, um erro comum que, ao invés de gerar a fidelização de clientes, os afaste de uma marca. O ideal é entender a lista de leads que a empresa possui, em qual etapa do funil cada grupo está, separar e enviar e-mails segmentados. Assim, os e-mails podem ser cada vez mais assertivos.
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