PROGRAMA DE GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES

BAEX

As empresas familiares são desafiadas a sobreviverem em ambientes altamente competitivos, despertando, assim, a necessidade de profissionalizar cada vez mais a sua gestão.

Por isso, o Programa de Gestão de Empresas Familiares aborda assuntos essenciais para o crescimento destas empresas, tais como: Governança Corporativa, Planejamento Empresarial, Finanças e Gestão de talentos.

Para conduzir os módulos, o BAEX conta com professores executivos de mercado, em plena atividade e altamente capacitados para, juntamente com você, desenvolver habilidades e capacidades necessárias para a gestão da sua empresa familiar.
BAEX

Informações Gerais

Turma Recife 2017
Calendário 2017:
Módulo 1 - 18 e 19/08 - Governança Corporativa
Módulo Bônus - 02/09 - Planejamento Patrimonial e Sucessório
Módulo 2 - 22 e 23/09 - Planejamento Empresarial
Módulo 3 - 20 e 21/10 - Finanças
Módulo 4 - 17 e 18/11 - Gestão de talentos
Horário: Sextas, 18h - 22h / Sábados, 8h30 - 18h
Carga Horária: 56h
Local: Amcham Business Center
Empresarial Jopin
Av. Eng. Antônio de Góes, 742
Pina, Recife – PE

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Parceria


Em parceria com a Queiroz Cavalcanti Advocacia, o PGEF terá o módulo Jurídico como bônus para a turma 2017.
O escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia tem atuação no Norte/Nordeste do país e é especializado, dentre outras, em Direito Empresarial, com vasta experiência em Planejamento Patrimonial e Sucessório de Empresas Familiares.

A quem se destina

  • Família empresária: Sócios, fundadores e herdeiros;
  • Executivos e gestores;
  • Conselheiros e Consultores.

Metodologia

Nossos professores vão direto ao ponto. De forma objetiva, os encontros são marcados pelo dinamismo, compartilhamento de experiências e aplicações imediatas para a sua carreira.
A metodologia é baseada em exposições do conteúdo, estudos de caso, trabalhos em grupo e atividades práticas, a fim de que o participantes possam compreender e, de forma colaborativa, construir seu entendimento sobre cada um dos módulos.

Estrutura do programa

O PGEF é constituído por em quatro módulos distintos e complementares, nos quais serão abordados conteúdos essenciais para o sucesso na gestão de uma empresa familiar, tais como:

Módulo 1: Governança Corporativa

  • · Implantando a Governança: princípios e boas práticas;
  • · Sistema de Governança: Conselho de Administração e Conselho Familiar;
  • · Sucessão e profissionalização;
  • · Relacionamento com stakeholders.

Módulo 2: Planejamento Empresarial

  • · Diagnóstico Organizacional;
  • · Definição de Objetivos Empresariais;
  • · Definição de Metas para cada área da empresa;
  • · Implementação e acompanhamento por meio de Indicadores de resultado.

Módulo 3: Finanças

  • · Gestão de tesouraria;
  • · Gestão de custos e despesas;
  • · Gestão de resultados;
  • · Administração financeira.

Módulo 4: Gestão de Talentos

  • · Liderança;
  • · Gestão de conflitos;
  • · Plano de carreira e retenção de talentos;
  • · Comunicação.

Módulo Bônus: Planejamento Patrimonial e Sucessório

  • · Planejamento Patrimonial;
  • · Planejamento Sucessório;
  • · Repercussões Fiscais no planejamento patrimonial e sucessório;
  • · Como as regras de sucessão e regime de bens afetam o planejamento.

Professores

Tiago Mello

MARCOS HERSZKOWICZ

Líder de Governança Corporativa e Familiar do Grupo Ricardo Brennand, também é membro da Comissão de Secretaria de Governança do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC – e associado do Capítulo de Pernambuco. Faz parte da rede de Mentores da Endeavor Brasil e é Conselheiro Consultivo do Núcleo de Governança Corporativa de Pernambuco – Projeto RUMO. Atuou por 7 anos como Gerente Jurídico e Secretário-Geral do Complexo Petroquímico-Têxtil de Suape e outros 7 anos como advogado associado em um escritório paulistano especializado em Direito Empresarial. É graduado em Direito pela PUC-SP e tem especialização em Governança Corporativa em Empresas Familiares pelo IBGC, em Gestão de Empresas Familiares pelo INSPER-SP, em Corporate Secretary pelo International Finance Corporation - IFC e em Compliance, também pelo INSPER-SP.

Tiago Mello

GABRIELA DE ALMEIDA FIGUEIRAS

Sócia-Gestora do escritório de advocacia Queiroz Cavalcanti, com atuação na área de direito empresarial. Possui mestrado em Direito Empresarial pela Universidade de Chicago (LL.M), pós-graduação em Direito Corporativo pelo IBMEC-RJ e graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Assessora diversas empresas familiares em todo o Nordeste na elaboração e implementação do planejamento patrimonial e sucessório. Autora de artigos científicos e jornalísticos nas áreas de direito societário, planejamento patrimonial e sucessório e contratual. Participou de cursos diversos em universidades americanas como Yale, Georgia State University, San Diego State University e Fordham University. Ministrou curso pelo PACE da AMCHAM Recife e Curitiba. Membro da IBA – Internacional Bar Association. Fluência em inglês e espanhol.

Paulo Magalhães

PAULO MAGALHÃES

Gerente de Planejamento e Gestão da INFRAERO na região Nordeste e Diretor da Consultoria VDTC - Especializada em Planejamento Empresarial e Planejamento de Carreira. Possui sólida formação na área de Planejamento empresarial e Planejamento de Carreira, tendo atuado em diversos projetos de consultoria no Brasil. É também palestrante e atua na área de Planejamento para empresas públicas. Possui mestrado em Planejamento Estratégico e é professor em diversos programas de pós graduação.

Antônio Carlos Ventura

ANTÔNIO CARLOS VENTURA

Consultor com mais de 30 anos de atuação no mercado e sócio fundador da ACV Consultoria. Atuou como Diretor de Controladoria na Flor Arte e como Diretor Financeiro no Grupo Fernandes Vieira. Exerceu também o cargo de CFO da Vitarella, além de ter sido Diretor de Controladoria da Coca-Cola Guararapes e Controller na BUNGE. Atualmente é membro do Conselho Administrativo da Saraiva Equipamentos. É Contador e Economista pela UNICAP e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Fabiana Soares

FABIANA SOARES

Executiva com mais de 20 anos de atuação no mercado, membro da Diretoria Executiva da ABRH PE - Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH PE e sócio fundadora da AUDITARH – Consultoria em Gestão de Risco Organizacional e em projetos da área de Gestão de Pessoas. Atuou como Consultora da UNESCO para o Projeto Educação Livre. Realizou projetos também na Bahia, Rio de Janeiro e em São Paulo, tendo atuado ainda como Executiva em Gestão de Pessoas em grandes empresas de prestação de serviços e engenharia. É Administradora pela UFPE, possui MBA em Gestão de Pessoas pela UPE/FCAP e é também docente em cursos de pós-graduação e MBA.