PROGRAMA DE GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES

BAEX

As empresas familiares são desafiadas a sobreviverem em ambientes altamente competitivos, despertando, assim, a necessidade de profissionalizar cada vez mais a sua gestão.

Por isso, o Programa de Gestão de Empresas Familiares aborda assuntos essenciais para o crescimento destas empresas, tais como: Planejamento Empresarial, Gestão de talentos, Planejamento Patrimonial e Sucessório e Governança Corporativa.

Para conduzir os módulos, o BAEX conta com professores executivos de mercado, em plena atividade e altamente capacitados para, juntamente com você, desenvolver habilidades e capacidades necessárias para a gestão da sua empresa familiar.
BAEX

Informações Gerais

Turma Recife 2019
Calendário 2019:
Módulo 1 - 23 e 24/08 - Governança Corporativa
Módulo 2 - 27 e 28/09 - Planejamento Patrimonial e
Sucessório
Workshop F - 05/10
Módulo 3 - 25 e 26/10 - Gestão de talentos
Módulo 4 - 22 e 23/11 - Planejamento Empresarial
Horário: Sextas, 18h - 22h / Sábados, 8h30 - 18h
Carga Horária: 52h
Local: Escola F
R. Prof. José Brandão, 163 - 3º Andar
Boa Viagem, Recife - PE

DOWNLOAD DO FOLDER

Parceria


O escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia tem ampla presença no Norte/Nordeste e profundo conhecimento das práticas e costumes locais, mas também conta com atuação nacional, trazendo as melhores práticas a seus clientes. A Equipe de Direito Empresarial do escritório possui vasta experiência em Planejamento Patrimonial e Sucessório de empresas familiares, nos diferentes setores da economia, contando com profissionais multidisciplinares que auxiliam os clientes a separar o patrimônio pessoal do empresarial e vice-versa, além de planejar a sucessão do patrimônio e dos negócios.

A Escola F é um espaço de troca de experiências e conhecimentos entre membros das famílias empresárias para construir, amadurecer e preparar um posicionamento produtivo e contributivo. Tudo isso contando com a estrutura física, o suporte metodológico e a base conceitual necessários para criar um ambiente instigante e consequente.

A quem se destina

  • Família empresária: Sócios, fundadores e herdeiros;
  • Executivos e gestores;
  • Conselheiros e Consultores.

Metodologia

Nossos professores vão direto ao ponto. De forma objetiva, os encontros são marcados pelo dinamismo, compartilhamento de experiências e aplicações imediatas para a sua carreira.
A metodologia é baseada em exposições do conteúdo, estudos de caso, trabalhos em grupo e atividades práticas, a fim de que o participantes possam compreender e, de forma colaborativa, construir seu entendimento sobre cada um dos módulos.

Estrutura do programa

O PGEF é constituído por em quatro módulos distintos e complementares, nos quais serão abordados conteúdos essenciais para o sucesso na gestão de uma empresa familiar, tais como:

Módulo 1: Planejamento Empresarial

  • · Diagnóstico Organizacional;
  • · Definição de Objetivos Empresariais;
  • · Definição de Metas para cada área da empresa;
  • · Implementação e acompanhamento por meio de Indicadores de resultado.

Módulo 2: Gestão de Talentos

  • · Liderança;
  • · Gestão de conflitos;
  • · Plano de carreira e retenção de talentos;
  • · Comunicação.

Módulo 3: Planejamento Patrimonial e Sucessório

  • · Planejamento Patrimonial;
  • · Planejamento Sucessório;
  • · Repercussões Fiscais no planejamento patrimonial e sucessório;
  • · Como as regras de sucessão e regime de bens afetam o planejamento.

Módulo 4: Governança Corporativa

  • · Implantando a Governança: princípios e boas práticas;
  • · Sistema de Governança: Conselho de Administração e Conselho Familiar;
  • · Sucessão e profissionalização;
  • · Relacionamento com stakeholders.

Professores

Marcos Herszkowicz

MARCOS HERSZKOWICZ

Consultor de Governança Corporativa e Familiar, fundador da MHRZ - Soluções Integradas em Governança; co-fundador da Escola F – Educação para Famílias Empresárias; também é Conselheiro Independente de Administração da Yes Cosmetics e membro do Comitê de Governança da franqueadora PremiaPão. Faz parte da rede de Mentores da Endeavor Brasil, do Porto Social e é Conselheiro Consultivo do Núcleo de Governança Corporativa de Pernambuco – Projeto RUMO. Também é membro do Comitê Estratégico de Business Affairs da Regional Recife da AMCHAM. Atuou por 8 meses como Consultor da Spencer Stuart, consultoria multinacional de headhunting; 4,5 anos como executivo líder de Governança Corporativa e Familiar do Grupo Ricardo Brennand; 7 anos como Gerente Jurídico e Secretário-Geral do Complexo Petroquímico-Têxtil de Suape e outros 7 anos como advogado associado em um escritório paulistano especializado em Direito Empresarial. É graduado em Direito pela PUC-SP e tem especialização em Governança Corporativa em Empresas Familiares pelo IBGC, em Gestão de Empresas Familiares pelo INSPER-SP, em Corporate Secretary pelo International Finance Corporation - IFC e em Compliance, também pelo INSPER-SP. Também é certificado em Digital Acceleration pela Hyper Island, escola sueca de inovação.

Gabriela Figueiras

GABRIELA DE ALMEIDA FIGUEIRAS

Sócia-Gestora do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia, com atuação na área de direito empresarial e internacional. Possui mestrado em Direito Empresarial pela Universidade de Chicago (LL.M), pós-graduação em Direito Corporativo pelo IBMEC-RJ e graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Assessora diversas empresas familiares em todo o Nordeste na elaboração e implementação do planejamento patrimonial e sucessório. Autora de artigos científicos e jornalísticos nas áreas de direito societário, planejamento patrimonial e sucessório e contratual. Participou de cursos diversos em universidades americanas como Yale, Georgia State University, San Diego State University e Fordham University. Professora de Direito Empresarial da pós-Graduação da Uninassau. Fluência em inglês e espanhol.

Paulo Magalhães

PAULO MAGALHÃES

Gerente de Planejamento e Gestão da INFRAERO na região Nordeste e Diretor da Consultoria VDTC - Especializada em Planejamento Empresarial e Planejamento de Carreira. Possui sólida formação na área de Planejamento empresarial e Planejamento de Carreira, tendo atuado em diversos projetos de consultoria no Brasil. É também palestrante e atua na área de Planejamento para empresas públicas. Possui mestrado em Planejamento Estratégico e é professor em diversos programas de pós graduação.

Fabiana Soares

FABIANA SOARES

Executiva com mais de 20 anos de atuação no mercado, membro da Diretoria Executiva da ABRH PE - Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH PE e sócio fundadora da AUDITARH – Consultoria em Gestão de Risco Organizacional e em projetos da área de Gestão de Pessoas. Atuou como Consultora da UNESCO para o Projeto Educação Livre. Realizou projetos também na Bahia, Rio de Janeiro e em São Paulo, tendo atuado ainda como Executiva em Gestão de Pessoas em grandes empresas de prestação de serviços e engenharia. É Administradora pela UFPE, possui MBA em Gestão de Pessoas pela UPE/FCAP e é também docente em cursos de pós-graduação e MBA.