PROGRAMA DE COMPLIANCE ANTICORRUPÇÃO

BAEX

As mudanças no mercado e os acontecimentos no país tem levado as empresas à necessidade de novas práticas de conformidade. Tais práticas, no entanto, precisam seguir uma série de parâmetro e orientações para garantir a segurança e integridade das organizações..

O Programa de Compliance Anticorrupção irá contribuir com sua formação no entendimento das diretrizes necessárias para estruturar, implantar ou reformular o sistema de Compliance na sua empresa ou órgão público.

Os módulos do PCA serão conduzidos por um grupo de executivos com vasta experiência no tema e altamente capacitados para, juntamente com você, desenvolver conhecimentos e habilidades necessários para contribuir com sua performance neste desafio.

Informações Gerais

Turma Recife 2018
Calendário 2018:
Módulo 1 - 18/05 - Compliance Anticorrupção
Módulo 2 - 19/05 - O Papel do Estado na Construção de um
Ambiente de Compliance
Módulo 3 - 19/05 - Programas de Integridade
Horário: Sextas, 18h - 22h / Sábado, 8h30 - 18h
Carga Horária: 12h
Local: Amcham Business Center
Empresarial Jopin
Av. Eng. Antônio de Góes, 742
Pina, Recife – PE

DOWNLOAD DO FOLDER

Parceria


O Programa de Compliance Anticorrupção é realizado em parceria com o escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia, que tem atuação no Norte/Nordeste do país e é especializado, dentre outras, em Direito Empresarial, com vasta experiência em Compliance e programas de Integridade para empresas.

A quem se destina

  • Empresários e executivos;
  • Gestores públicos e privados;
  • Profissionais das áreas de Compliance, Governança Corporativa, Auditoria, Controladoria, Gestão de Risco e afins;
  • Advogados, contadores e administradores em geral que trabalham com o tema.

Metodologia

Nossos professores vão direto ao ponto. De forma objetiva, os encontros são marcados pelo dinamismo, compartilhamento de experiências e aplicações imediatas para a sua carreira.
A metodologia é baseada em exposições do conteúdo, estudos de caso, trabalhos em grupo e atividades práticas, a fim de que o participantes possam compreender e, de forma colaborativa, construir seu entendimento sobre cada um dos módulos.

Estrutura do programa

O PCA é constituído por em três módulos distintos e complementares, de 4h cada, totalizando 12h de carga horária, nos quais são trabalhados os seguintes conteúdos:

Módulo 1: Compliance Anticorrupção

  • · Conceitos, Objetivos e Principais Ganhos;
  • · Função de Compliance (GRC);
  • · Legislação Anticorrupção no Brasil e no Mundo;
  • · Programas de Integridade.

Módulo 2: O Papel do Estado na Construção de um Ambiente de Compliance

  • · Implantação da Lei Anticorrupção em Pernambuco;
  • · Definição de normas e parâmetros de avaliação de integridade em Pernambuco;
  • · Ações de Fiscalização e Controle;
  • · Case do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e do Distrito Federal (DF) na temática de Compliance e do Pro-Ética da CGU (Controladoria-Geral da União).

Módulo 3: Programas de Integridade

  • · Abrangência;
  • · Requisitos;
  • · Funções: Prevenir, Detectar e Responder;
  • · 9 passos para desenvolver e implantar um programa de integridade eficiente.

Professores

Marcos Herszkowicz

MARCOS HERSZKOWICZ

Consultor de Governança Corporativa e Familiar do Grupo Ricardo Brennand e Consultor na Spencer Stuart, também é membro da Comissão de Secretaria de Governança do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC – e associado do Capítulo de Pernambuco. Faz parte da rede de Mentores da Endeavor Brasil e é Conselheiro Consultivo do Núcleo de Governança Corporativa de Pernambuco – Projeto RUMO. Atuou por 7 anos como Gerente Jurídico e Secretário-Geral do Complexo Petroquímico-Têxtil de Suape e outros 7 anos como advogado associado em um escritório paulistano especializado em Direito Empresarial. É graduado em Direito pela PUC-SP e tem especialização em Governança Corporativa em Empresas Familiares pelo IBGC, em Gestão de Empresas Familiares pelo INSPER-SP, em Corporate Secretary pelo International Finance Corporation - IFC e em Compliance, também pelo INSPER-SP.

Caio Mulatinho

CAIO MULATINHO

Secretário-Executivo da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (CGE-PE) e docente do quadro permanente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi Coordenador-Geral do Grupo de Trabalho de Procedimentos Contábeis de Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do Estado de Pernambuco (GTCon Estatais), que buscou promover a convergência contábil dos entes da administração indireta estadual. Foi consultor do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno (Conaci), que emitiu as "Diretrizes para o Controle Interno dos Estados Brasileiros". Contador. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre na mesma área pela Universidade de Brasília (UnB).

Camila Oliveira

CAMILA OLIVEIRA

Sócia-Titular das Áreas de Direito Empresarial e Recuperação Judicial de Empresas em Queiroz Cavalcanti Advocacia. Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito do Recife – UFPE. MBA em Direito Empresarial e em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Membro das Comissões de Direito Empresarial, Governança Corporativa e de Combate à Corrupção da OAB/PE.